E agora... Geografia!

1) Eu considero-me um indivíduo relativamente desocupad. Há até quem diga que eu tenho tempo livre a mais (e eu sou forçado a concordar com essas pessoas).

2) Eu sou uma pessoa parva e com ideias parvas.

Junta-se o ponto 1) ao ponto 2) e temos este blog. Contudo, quando eu julgava que estas eram verdades absolutas e inabaláveis, eis que me deparo com os verdadeiros tubarões da arte de não fazer nenhum e ocupar o tempo com ideias particularmente parvas e/ou imbecis. Os senhores de que vos falo hoje poderiam ser incluídos naquele pequeno lote de génios incompreendidos que vivem em cima do ténue risco que separa a demência total da genialidade. Infelizmente estes senhores tropeçaram e caíram com muita força de um dos lados do risco - e não foi do lado da genialidade.

Após esta pequena introdução, convido-vos a regressar um pouco no tempo, mais concretamente às aulas de Geografia do tempo do Básico (a petizada que estiver a ler este texto e os senhores que frequentem um curso de Geografia podem-se manter no presente. Um Atlas seria um bom acompanhamento a esta pequena prosa). Já estamos todos sentadinhos nas carteiras a fazer desenhos nos cadernos e a mandar cachaços no colega da frente? Óptimo. Agora, vamos abrir o livro naquela página que fala da Terra. Muito bem (os rapazes parem de atirar com as bocharras às raparigas). Se lerem com atenção, irão encontrar algures uma descrição que dirá que a Terra tem uma forma esférica e gira em torno de uma estrela chamada Sol. Já leram? Então pronto, esqueçam tudo isso. É mentira. Tudo treta. A sério!

Pois é, já parece que andei a snifar bolinhas de naftalina mas não é nada disso. Quem diz isto (entre outras preciosidades) são uns senhores americanos (quem diria?!) com um "bocadinho" de tempo livre a mais (se calhar mais do que eu até). Estes senhores uniram-se para levar a sua palavra a todo o mundo e formaram a "Flat Earth Society". Como já devem ter desconfiado, esta gente defende a teoria de que a Terra é plana (estamos a falar, obviamente, de gente que nunca fez o percurso da Ribeira até São Bento a pé). No site do Flat Earth Society (FES) podemos encontrar um fórum onde os amantes desta teoria procuram defender o seu ponto-de-vista e discutir alegremente estas ideias com crentes e não-crentes. Este fórum já de si promete ser um lugar idealizado para um grande regabofe mas a FAQ que a FES disponibiliza logo à entrada é por si só garantia de bom humor.
Lendo a dita FAQ (vão ao link que está no último parágrafo) apidamente percebemos que muita garrafa de Tenesse Whiskey (quiçá, um Jack Daniels) já havia alegremente escorregado pelas sedentas gargantas dos autores de tão fascinante teoria e que isso os terá certamente inspirado a aperfeiçoar cada vez mais a teoria e, inclusivé, a divulgá-la a todo o mundo. Nota-se que há ali talento. Eu achei esta FAQ tão boa que merece uma leitura na integra (tomara os meus textos ter metade daquela qualidade!) mas deixo aqui aqueles que me pareceram os pontos mais interessantes da teoria, os quais tive a liberdade de traduzir e comentar.

Começando pelo princípio, deparámo-nos com um pequeno esclarecimento:

"P: "Este site é real?"

R: Este site é real. Há pessoas que acreditam realmente que a Terra é plana. Contudo, há também pessoas neste site que não acreditam."


Só por isto, já me parece credível. Eu já andei por muitos sites e fóruns e nunca nenhum deles me garantiu que era verdadeiro. Eu chego ali ao lado ao fórum do autohoje e vejo lá pessoas a mandar uns bitaites sobre carros e tal mas sei lá se estão a falar a sério ou se apenas tiraram o dia para gozar com a minha cara. Aqui, eu chego e fico logo a saber "sim senhor, este pessoal está aqui para falar a sério. Na volta, até acreditam mesmo nisto". A partir de agora nunca mais abro sequer um site ou fórum que não me garanta a sua genuídade.

"P: "Porque é que todos os governos do Mundo dizem que a Terra é redonda?"

R: É uma conspiração."

Tem lógica. Quanto a mim, é perfeitamente plausível que o Koffi Anan (ou o senhor que está lá agora no lugar dele com um nome complicado) cheguem às Nacções Unidas, logo pela manhãzinha, e se vire para os chefes de estado de todo o Mundo e diga "pessoal, e se um gajo começasse por aí a dizer que a Terra é redonda? Aposto que estes marmelos nunca davam por ela. Já que não se faz nada por aqui, sempre dava para a malta ir passando o tempo" ao que Bush terá respondido "por mim tudo bem, desde que alguém me explique o que é a Terra e em que parte da América fica". E desde então têm-se divertido a esconder isto (nota: eu acredito que a conspiração já venha do tempo de Napoleão ou até uns séculos antes, mas nessa altura não podia meter o Bush ao barulho na história).

Entretanto, a festa continua:

"P: "E a NASA? Eles não têm fotos que provem que a Terra é redonda?"

R: NASA também é parte da conspiração. As fotos são falsas".

Pois claro! Mas o que é que estavam à espera? Então esta gente não pensa? Claro que se os governos iam fazer uma conspiração destas que precisavam de instrumentos que lhes permitissem aldrabar as pessoas. A NASA surgiu para que as pessoas podessem acreditar que a Terra é redonda porque... sim.

"Q: "Porque é que nunca ninguém tirou uma foto que prove que a Terra é plana"

R: O governo evita que as pessoas cheguem suficientemente próximo da Muralha de Gelo para que possam tirar uma foto."

Aqui, confesso que fiquei um pouco desiludido com a explicação. Sendo a Terra plana, esperava que acabasse em algo tipo umas cascatas gigantescas para o espaço. Isso só viria reforçar a teoria da conspiração dos governantes. Não é difícil imaginar um Bush, um Putin, um Sarkozy, um Sócrates ou um Gordon Brown sentados numas esperguiçadeiras no seu iate, a uma distância segura das quedas-de-água, espreitando por uns binóculos os incautos que se aproximassem demasiado dos limites: "olha, olha! Lá vai mais um! Eh! Eh! Já foste, sócio. Queres ver? Pumba, já está! Foi-se. Anota aí, ò Putin. Com este já são 15, só esta semana". Isto explicava também porque é que não havia fotos dos limites: os que se aproximaram demasiado, nunca mais voltaram.
À luz da teoria actual da Muralha de Gelo, só consigo imaginar um GNR de bigode e prominente barriga a mandar parar, pleno de autoridade, os turistas que se encaminhem para a Muralha: "Ehhh lááá! Parou e não prossegue marcha! Onde é que o cidadão pensa que vai? Não sabe que daqui em diante só passa gente ligada à obra?". "Mas ò senhor duarda, qual obra? Eu só ia ali adiante tirar umas fotos para mostrar ao meu irmão Alberto que está lá no Luzemburgo a mais a patroa que foi quem me disse que aqui adiante havia uma espécie de coisas em gelo muita lindas. Ninguém me falou em obras". "Pois parece que o seu irmão se enganou que isto aqui vai passar o Metro do Porto e está tudo em obras. Vamos lá a dar a voltinha e circular que não há ca fotos para ninguém. Vá, circular, circular". Não é a desculpa mais plausível que já vi, mas aceita-se.

Continuando até um pouco mais abaixo, encontramos isto:

"P: "Qual é o motivo por trás da conspiração?"

R: O motivo é desconhecido mas deve ser dinheiro."

Ai afinal é dinheiro? E eu que tinha mesmo esperança que fosse apenas paródia... Quer dizer, eles não sabem. Mas deve ser. Pelo menos dizem que deve. Por um lado, percebe-se: sendo a Terra redonda há muita gente a lucrar com isso porque... redondo não é plano... e afinal... se calhar... dá dinheiro, pronto. E por outro lado, eles dizem que deve ser isso. E para mim, isso basta.

Adiante:

"P: E as estrelas, o Sol e a Lua e os outros planetas? Também são planos? De que é que eles são feitos?

R: O Sol e a Lua, cada um com 32 milhas de diâmetro, rodeiam a Terra a 3000 milhas acima do Equador, localizado entre o Pólo Norte e a Muralha de Gelo (...). As estrelas estão aproximadamente à mesma distância que Boston está de São Francisco".

Aqui acho que alguém se enganou nas contas. Vistos de minha casa, o Sol e a Lua não parecem ter 32 milhas de diâmetro (cerca de 50 quilómetros): parecem mais pequenos. E o Sol parece um bocadinho maior que a Lua. Mas se calhar é ilusão de óptica. Ou apanhei Sol a mais enquanto o media. Deve ter sido isso. Só faltou acrescentar um pequeno detalhe em relação às estrelas. Lembram-se de O Rei Leão? Há uma altura no filme em que o Simba pergunta o que são "aqueles pontos brilhantes lá ao longe (as estrelas)", ao que Timon prontamente responde "São pirilâmpos. Pirilâmpos que voaram longe de mais e ficaram colados naquela coisa grande e azul lá em cima". Portanto, ficam também a saber de onde vem as estrelas. Esta escapou aos senhores da FES.

Por último e para acabar, que isto já vai bem longo e eu quero ir dormir (parecendo que não, são quase 5h da manhã):

P: "O que há debaixo da Terra?" ou "O que há no fundo?" ou "O que há do outro lado?"

A: Isso é desconhecido. Alguns acreditam que sejam só rochas, outros acreditam que a Terra descansa nas costas de quatro elefantes e uma tartaruga".

Oi?! Agora é que bateu forte! Aqui já tinham largado o Jack Daniels e passado para algo mais forte e verde (e não estou a falar do Hulk). Uma camada interminável de rochas parece-me credível mas... quatro elefantes e uma tartaruga?! Percebe-se o porquê de utilizar elefantes - a Terra ainda é coisa para ser pesadita - mas porquê quatro? Porque não cinco? Ou ste? Ou a manada toda? E o que é que faz lá no meio a tartaruga? Onde é que eles metem a tartaruga? Em cima dos elefantes? Então é a tartaruga que vai a segurar sozinha a Terra! Pousada em cima dos elefantes. Então não era melhor deixar a tartaruga sossegadinha no chão, com a Terra em cima? É que equilibrar em cima de quatro elefantes não deve ser coisa fácil. O chão deve ser coisa mais firme. Já agora, os quatro elefantes e a tartaruga estão pousados onde? A tartaruga já vimos que está em cima dos elefantes. E os elefantes? Estão a voar? E são cor-de-rosa? Ou brancos? E quem escolheu os animais? Com que critérios? A sociedade protectora dos animais soube disso? E a ASAE? E quando a Terra acabar, o que é que fazem aos bichos? Fazem sopa com a tartaruga? E os elefantes? Vão para o circo?

São demasiadas perguntas sem resposta... Acho que este ponto merecia ser revisto. Digo eu, não sei. Não me quero estar aqui a pôr-me a par de tais sapiências. Mas é só uma opinião. E por falar em opinião, eu acho que o que há mesmo debaixo da Terra é cotão. Montes e montes de cotão. Quando bem compactado, transforma-se em petróleo. Mas, mais uma vez, é só a minha opinião.


Bem, parece-me que ficamos por aqui. Ainda há muitas e muitas perguntas que merecem ser vistas com atenção. Aqui foi só o meu best of do site.
Para terminar, sugiro que organizemos a primeira excursão à Muralha de Gelo. Eu levo as mines. Chegando lá, alguém vai entreter o Géninho que está lá a tomar conta daquilo e o resto do pessoal esgueira-se enquanto ele não está a ver. Depois combinamos os promenores. É isso ou faz-se uma jantarada por aqui. Agora, escolham.

Comentários

Essa gente é assustadora. Tenho dito.
Anónimo disse…
eu retenho a minha atençao no essencial da parvoeira do texto: mandar cachaços ao colega da frente? atirar borrachas às raparigas?
bem esse pormenores da tua infância que se vão descobrindo aqui explicam muuuuuita coisa...

ass: aquele que inda é crente o suficiente pa tentar corrigr-te :P

Mensagens populares