7 maravilhas

Parece que agora é moda. Aquilo que inicialmente parecia uma brincadeira inocente e, quando vista de certos ângulos, gira, está-se a tornar numa praga irritante e completamente descontrolada.

Inicialmente eram, apenas e só, sete. Aliás, dessas sete restava uma - as pirâmides de Gizé. A maior parte do pessoal mal se lembrava que tinha havido sete maravilhas espalhadas pelo mundo. Até que um dia, alguém se lembrou que o que era giro era escolher mais sete maravilhas. É claramente o tipo de coisas que um gajo se lembra pela manhã: "olha, hoje estava aqui a pensar escolher as sete maravilhas do mundo, será que alguém me podia dar uma mãozinha?".

Só que, como eu dizia no início, o mal disto é que até parecia giro e o pessoal achou piada. Vai daí, toca a escolher as tais sete maravilhas. As maravilhas foram escolhidas, fez-se uma festa e no fim toda a gente foi feliz para casa. Ah, um pequeno detalhe: a cerimónia onde foram anunciadas as novas sete maravilhas decorreu... no Estádio da Luz (ele próprio, uma maravilha acima de qualquer lista). Só que tudo o que passa pela Luz corre um forte risco de acabar em tragédia. Veja-se o caso do Sporting: meteu-se com os da Luz e nas semanas seguintes viveu uma tragédia bávara (ok, o jogo não foi na luz mas eu tinha que falar disto aqui).

Continuando, o que é certo é que a coisa correu mal e os portugueses, sempre na vanguarda, trataram logo de começar a descambar com a coisa. Pensaram que se o Mundo tinha direito a ter sete maravilhas então Portugal também que ter as suas próprias sete maravilhas.

Já começava a ser maravilha a mais: sete do mundo e sete do mundo moderno já são catorze, com mais sete de Portugal são vinte e uma... Mas vinte e um é um bom número. É o número do Nuno Gomes e o indicativo de Lisboa, entre muitas outras coisas. Se ficasse por aqui ainda não era muito mau...

Só que a caixa de Pandora estava aberta e agora o que inicialmente era uma brincadeira gira tinha-se tornado numa pandemia (sinceramente, não sei a diferença entre pandemia e epidemia nem estou muito preocupado em saber - até pode não ter nada a ver - e se alguém quiser ter o trabalho então que faça o favor de explicar mas gosto da palavra). Se o mundo tinha, Portugal também tinha que ter... e se Portugal tinha, porque não escolher as sete maravilhas de Leça da Palmeira? E quem diz as sete maravilhas de Leça da Palmeira, diz as sete maravilhas de Barcelos (com direito a um site todo catita e tudo).

Como viram, sem sair de uma curta região algures entre o Douro e o Cávado encontrámos mais duas "sete maravilhas". E certamente se procurarmos por esse país fora encontraremos praí as sete maravilhas de Freixo de Espada À Cinta ou as sete maravilhas da Segunda Circular. E por falar em Munique, a amostra recolhida resume-se ao Norte de Portugal... e as sete maravilhas foi um evento à escala mundial... Nem quero imaginar a quantidade de Leças das Palemeiras e Barcelos por esse mundo fora com as suas sete maravilhas particulares.

Já agora, aproveito para lançar uma sugestão: porque não escolher as "sete maravilhas dos treinadores do Benfica" para escolher os sete piores treinadores que passaram pelo Glorioso nos últimos 15 anos ou "as sete maravilhas das contratações falhadas desta época" (nota-se muito que ainda estou com azia por causa do jogo com o Vitória?). Ou noutro registo, as "sete maravilhas dos presidentes de câmara com processos em cima" ou então... não, e daí se calhar não. É mesmo melhor ficar por aqui. Chega de maravilhas!

Ah, afinal já sei! Escolhe-se as sete maravilhas deste blogue! Embora haja o risco de eu ganhar todos os prémior... A menos que, nas regras da votação, apenas permite que se vote em posts. E daí, não. Chega! Mesmo. Não há mais maravilhas. Ponto.

Comentários

Pedrosen disse…
Maravilha, maravilha, é o que eu estou cansado de ser, uma maravilha de miúdo!
Eu sei que tens o q fazer, mas lendo isto fico c sérias duvidas que tenhas mm x)

E és mm benfiquista! Triste, triste... já tava farta de ler coisas relacionadas c essa coisa!

Ah! Mais uma coisa: 'Mas vinte e um é um bom número. É o número do Nuno Gomes e o indicativo de Lisboa...'
Só tenho a dzr q vou mudar a minha data de anos, vendo essas coisas comparadas com esse nr =O E vou cortar relações xD
Gloria disse…
afinal ainda ha engs que trabalham...
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1178006

Mensagens populares