Maravilhas Musicais I

Coisas estranhas acontecem em todo o lado. Umas mais estranhas do que outras, é certo, mas que elas acontecem ninguém o pode negar. O Entroncamento e a Área 51 são a prova viva disso. No entanto, da mesma maneira que a gripe das aves não se contenta em ficar restrita aos galináceos, também estes fenómenos tendem a alargar os seus horizontes.


Não é precisa muita imaginação para descobrir onde vão parar grande parte destes fenómenos a música em geral e a música portuguesa em particular surgem como respostas naturais. Convém esclarecer que quando falo em estranhos fenómenos musicais em Portugal não falo em Romanas, Chiquitas, Doce ou Saúl. Falo em "bandas"/"músicas" que estão para a música nacional como jogadores como King, Pesaresi ou El Hadriouri estão para o Benfica: vêm não se sabe muito de onde, parecem verdadeiros fenómenos mas tão depressa aparecem como desaparecem.
Ora, noutro dia deviam ser umas 3h da manhã quando andava eu alegremente a fazer zapping por rádios locais quando me deparo com uma destas coisas que já todos julgávamos há muito mortas e enterradas: falo naturalmente do "Estou na Lua" dos Lunáticos. Estas "músicas" são daquelas coisas que aparecem de repente sem ninguém dar conta, invadem sem dó nem piedade os tops durante umas semanas até serem recambiadas para todo quanto é festa de Ano Novo, Carnaval ou aniversário até ficarem esquecidas nas cassetes que acumulam pó numa prateleira qualquer (as mais recentes ficam a encher o disco dos pc's). São aquelas músicas que ninguém ouve mas que todos conhecem, que ninguém gosta mas que todos têm uma cópia "só pelo gozo". O "Estou na Lua" parecia inofensivo na sua época, mas abriu um precedente... já lá vão mais de 10 anos. Mas o caminho estava aberto e muitas mais se seguiriam, até aos dias de hoje... Os Lunáticos estão desaparecidos, mas outros vieram para o seu lugar e alguns continuam à solta...

Comentários

Mensagens populares