Modernices

Dragon Ball, Samurai X e A Bíblia. O que há em comum entre estes três contos? Embora num primeiro impulso possamos ser tentados a dizer que os heróis deste trio têm todos super-poderes isso não estaria correcto. Convém lembrar que Kenshin Himura de Samurai X não possuía qualquer tipo de poder sobrenatural, ele apenas se destacava pelos seus extraordinários dotes como Samurai, qual Cristiano Ronaldo das espadas (e, embora eu não duvide que o nosso amigo Kenshin fosse um exímio jogador de sueca, de momento refiro-me mesmo aquelas espadas que cortame e não a esse bonito naipe de cartas).

Desfeito o equívoco inicial, voltemos à questão central: o que há em comum entre o Dragon Ball, o Samurai X e A Bíblia? Certamente depois de eu esclarecer o mistério muita gente dará uma palmada na testa e exclamará "ahhhhhh, pois é!!! Como é que eu não pensei nisso antes?" o que, aliás, é perfeitamente compreensível.

Sucede então que estas três histórias podem ser lidas em banda desenhada Manga. Óbvio, não era? Para os cerca de meia-dúzia que não estão a perceber nada do que está a passar, eu passo a explicar.

Passa-se que existe uma coisa chamada Manga e segundo a Wikipédia:

"A manga é uma fruta do tipo drupa, de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende do cultivo. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural."

Ora, esta explicação estaria óptima se eu fosse o Eng. Sousa Veloso e estivéssemos em mais um TV Rural. Como nem eu sou o Eng. Sousa Veloso nem isto é o TV Rural, talvez seja pertinente procurar uma explicação mais adequada ao contexto. Surge então na mesma Wikipédia o seguinte:

"Manga é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vários mangas dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações."


Não é exactamente isto apenas mas para agora serve, até porque agora não me apetece estar à procura de uma explicação melhorzinha. Acrescento que olhos esbugalhados e esguichos intermináveis de sangue (alguém viu o Kill Bill?) são o pão-nosso de cada dia nas séries Manga. E como se insere a Bíblia no meio disso tudo?

Muito simples: acontece que existem pessoas com tempo livre a mais (aliás, cá estou eu a provar isso mesmo!). Acontece também que no Japão essa espécie se multiplica assustadoramente que nem uma praga. E devo acrescentar que eu à beira dessa gente sou uma pessoa extremamente ocupada e com coisas interessantes para fazer. É justamente de cabecinhas de gente como essa que saiem ideia do género "o que era giro era a gente editar a Bíblia no formato Manga". Claro que se fosse eu a dizer isto que a resposta seria certamente algo do género "ò Diogo, por favor, não bebas mais e vai prá cama!". E eu ia. O problema é quando isto é dito por senhores com poder de decisão e alguém os leva assim.

Com tudo isto, lá acabaram por editar não só a Bíblia em Manga como também uma catarefada de outros livros históricos como o Mein Kampf de Adolf Hitler ou O Capital de Karl Marx.

Eu até acredito que A Bíblia possa dar uns bonitos quadradinhos num livro Manga. Estou a imaginar Moisés a conduzir os Judeus na fuga para o deserto durante a travessia do Mar Vermelho: um quadradinho a dar-nos um grande plano dos olhos semi-cerrados de Moisés enquanto este fitava o mar à sua frente seguido de uma imagem do Mar Vermelho subitamente aberto em dois, Moisés de braços abertos e centeas de Judeus de expressão estupefacta a observar a cena! Cenas épicas é o que não falta na Bíblia embora, sabendo da apetência dos senhores japoneses por sangue a esguichar por todo o lado (sugiro mais uma vez que dêm uma vista de olhos à homenagem Quentin Tarantinesca ao género - o Kill Bill - para verem um bom filme e perceberem melhor aquilo de que eu estou a falar) me intrigue sobremaneira a forma como eles terão tratado a crucificação... Deixo isso ao sabor da imaginação de cada um.

Mas como dizia em cima, até acredito que a Bíblia tenha muito que passar a Manga mas... o Mein Kampf? O Capital? Tudo bem que o primeiro volume do Mein Kampf é essencialmente autobiográfico e até quase que consigo imaginar uns quadradinhos onde vemos um Hitler dos seus 13 anos a desesperar em frente ao espelho porque o bigode não lhe cresce e não tem a forma charlotiana que ele tanto sonhava. Mas fora isso, a essência da obra é sobre a doutrina nazista não vejo que raio é que tenham para traduzir para desenhos. Que vão pôr? Hitler a discursar numa tribuna em trezentos quadradinhos seguidos? Pode ser só ignorância minha. Mas não me parece. E o mesmo se aplica a'O Capital, à parte a cena do bigodinho do Adolfo.

Esta gente lembra-se de cada uma... Que virá a seguir? Os volumes XXVIII e XXIX do Diário da República Portuguesa em Manga? Livros de Comportamento de Materiais em Manga? O Regulamento da Avaliação dos Professores em Manga? Ok, este último até podia dar uma boa colecção com ovos pelo ar e tudo. Mas não deixa de ser uma ideia parva por causa disso.

Por último e em jeito de curiosidade, esta informação foi retirada de uma qualquer edição mui respeitável revista Notícias Magazine que tive encontrei num café quando foi para lá estudar. Pois é, não podem dizer que não se aprende quando se estuda num café.

Comentários

Gloria disse…
agora já sei porque vais estudar para fama...

como diz o meu tutor: "vai lá vai"... :P
Anónimo disse…
És uma desgraça... só inventas!
'acontece que existem pessoas com tempo livre a mais (aliás, cá estou eu a provar isso mesmo!).' - Depois n digas que eu ivento qd digo que n tens nd pra fzr!
Tu elogiaste uma escolha minha?! É natal outra vez e eu n sei?! xD

Que 5 com o crepusculo?! x) até parece que aturas muita gente a flr disso! Pronto... vais aturando 2 ou 3! E diga-se que tás com sorte que o meu nível é fraquinho, fraquinho comparado c o da Maria! **
Anónimo disse…
vê lá se passas um corrector ortográfico nisso, está cheio de erros e fica-te mal
Anónimo disse…
Ler Manga pode ser bastante divertido..digo mesmo viciante! Qual Equador, qual Código Da Vinci..abençoados seres de olhos em bico por terem inventado o Manga..o Naruto..ahaha
Gloria disse…
cheira a mofo!
ah, vi algures uma traça tb xD
Gloria disse…
so pa limpar o pó:

Diz a mulher do Paulo bento hoje pela manhã, depois do jogo de ontem com o Bayern Munique:
- "Levanta-te... já são 8...!"
e diz ele:
- " Fogo... já marcaram o oitavo??!"

Mensagens populares