Turismo indoor

Já só faltam cerca de 15 dias para Novembro. O mês imediatamente antes ao mês do Natal. Começa-se a sentir o espírito da época. Começam a aparecer as primeiras decorações alusivas à época. Começam a surgir as primeiras prendas nas lojas. E os hipermercados passam a estar abertos ao domingo à tarde. Isto sim, interessa e muito aos portugueses. É do conhecimento geral que o habitat natural do português ao domingo à tarde é o supermercado mais próximo ou, em dias de festa (quiçá, de loucura!) vão ao supermercado da localidade vizinha porque afinal também é importante conhecer outras terras. E porque nunca se sabe se o supermercado da terriola ao lado terá melhores preços que o da nossa terra. Não é que vão comprar alguma coisa! Mas sempre vêm e ficam a saber, o que poderá dar muito jeito quando forem ao Preço Certo.
Eu desconfio que os supermercados ao domingo à tarde são tipo buracos negros: as pessoas passam lá perto e são como que sugadas lá para dentro. Algumas, certamente já cientes do risco que correm, quando saiem de casa já vão vestidas como se fossem para um casamento porque afinal se vão ter que passar o dia lá dentro ao menos fazem boa figura.
Por outro lado, até se compreende que haja tanta gente nos supermercados ao domingo à tarde: eu próprio de vez em quando tenho que lá passar para desenrascar qualquer para o lanche ou que me vai fazer falta durante a semana. É perfeitamente normal que muita mais gente tenha assim um imprevisto de última-hora só que com certeza não conheçam a dita cuja superfície comercial e demoram a tarde toda a encontrar o que querem. Aliás, devem ser coisas tão difíceis de procurar que até levam a família toda atrás!
Depois, entre aqueles que gostam de lá passar as tardes solarengas há dois tipos que se destacam: aqueles que levam dois carrinhos cheios de compras até cima (como se sabe, os supermercados à semana fecham todos os dias às 3h da tarde e depois não há tempo para ir fazer as compras) e há aqueles que vão simplesmente fazer turismo. Andam por lá, mexem nas coisas, abrem uns pacotes de bolachas, trocam os produtos de prateleiras e no fim não compram nada. Para além destas duas, há os tais trausentes de circunstância que só queriam ir comprar um tubo de cola que acabou ou um frasco de ketchup para fazer um molho especial ao jantar...
Felizmente, nesta época, como já referi, os hipermercados passam a estar abertos também e reforçam a oferta porque nesta altura do ano dá-me ideia que os espécimens destes dois tipos crescem e multiplicam-se fazendo autênticas invasões desorganizadas aos supermercados. Se não fosse a solidariedade dos hiper, poderíamos assistir ter direito a assistir a um cenário digno de Hydel Park em pleno Jumbo ou Continente.
Tenho dito, boas compras para todos.

Comentários

Mensagens populares