Mails em cadeia - isto é que é globalização!

(este é grande, mas é por uma boa causa)

Mandar e receber e-mails em cadeia é muito giro. Pessoalmente, gosto muito de os receber porque há sempre aquela esperança de receber um que ainda não tenha recebido. Isto é como fazer uma colecção de cromos: há sempre aquele cromo difícil que nunca sai, sempre que se abre uma carteira nova há a esperança que ele lá esteja. Com os mails é igual mas mais difícil. Apesar de, pelas minhas contas, eu não ir ter um pingo de sorte nos próximos três a quatro milénios, de me esperarem graves desgraças nas próximas oito ou nove décadas e de já dever ter morrido pelo menos seis vezes nos últimos três anos, a verdade é que gosto sempre de receber um mail destes. Nada bate a expectativa/efeito surpresa de abrir um novo mail: "ah, qual seré desta vez? Será novo?".

São estes pequenos momentos, meus amigos, que dão cor e alegria à vida.
Contudo, por vezes na ânsia de atinjirmos o seu final, há pequenas pérolas que nos escapam. Ontem, recebi um mail a desejar-me boa sorte mas desta vez li-o com atenção! Contudo, não sei se terá sido a minha decisão mais sensata pois tal atitude só serviu para me deixar confuso e cheio de dúvidas e interrogações. Vamos aos factos:

A apresentação começa por nos sugerir para pôr os fones e ouvir a música. Trata-se da música do Titanic, com as ondas a bater em fundo e tudo (felizmente, o clip que acompanha a apresentação não inclui a Celine a "cantar", ficamo-nos por um instrumental). Portanto, é para reflectir sobre as profundezas do mar e o que fazer em caso de naufrágio? Não, trata-se obviamente de um princípio chinês (como sabemos, o Titanic naufragou algures entre Pequim e Xangai, na televisão de um qualquer senhor de olhos em bico). Depois, seguem-se algumas frases plenas de sapiência sobre amor, dinheiro, amizade e outras coisas bonitas com um cheirinho à Brasiú pelo meio (o dinheiro pode comprar um relógio mais não o tempo; pode comprar sexo mais não o amor, etc).
Depois de fazer do mundo um local um bocadinho melhor, a mensagem prossegue explicando a sua origem: "um princípio chinês traz sorte; o original saiu dos Países Baixos". Alto aí! Até aqui tudo bem mas agora parece-me que já estamos a entrar no campo da aldrabice... É que da última vez que verifiquei, os Países Baixos, vulgo Holanda, não andavam prós lados da China. Ou houve mudanças sem que eu me apercebesse, ou então o pessoal de Chinatown em Amesterdão anda muito filosófico. Continuemos.

A mensagem continua a sua apresentação dizendo-nos por onde andou: "este princípio já deu 8 vezes a volta ao mundo, agora é a você, a quem vai trazer sorte. Depois de ter recebido esta carta, você terá boa sorte". Boa! Parece que desta vez não só não morrer como ainda vou ter sorte! No entanto, continua a haver coisas que me intrigam... Quem é que anda a contar as voltas que a mensagem dá? Será que é suposto eu acrescentar mais uma volta à contagem? E se eu mandar uma cópia para Nova Iorque e outra para Moscovo? Será que como uma delas vai andar para trás de certeza que a contagem retrocede? E qual delas conta? E se eu meter ainda Oslo e Joanesburgo ao barulho? Por onde é que vão contar as voltas? Esta contagem parece-me mais martelada que os quilómetros de muito carro por esses stands de usados fora...

Em seguida, fico a saber que aquilo não é mesmo nenhuma brincadeira e que a sorte chegou até mim por correio ou internet (para os senhores que gerem esta coisa de dar sorte, se houver alguém aí a fazer estatísticas, podem marcar aí que eu recebi a sorte por internet. Os inquéritos de satisfação com o produto mandem para o mail aqui ao lado). Depois diz para enviar cópias para quem precisa de sorte (diz para não enviar dinheiro o que até calha bem porque as finanças andam curtas) e que não conserve a carta mais de 4 dias. A seguir, fico a saber que o Constantin recebeu a carta em 1955, enviou 20 cópias e que no dia a seguir ganhou 99 milhões de marcos. Nada mau. Mas se isto se espalha muito a Santa Casa fica com um problema sério entre mãos... Diz também que o Carlos, empregado, recebeu a carta, ignorou-a e dias depois perdeu o emprego. Mau! Isto já cheira a publicidade enganosa! Então primeiro dizem que a sorte me chegou por e-mail, não falam em contra-partidas, tudo de bom e tal e à última vêm-me com ameaças a dizer que afinal vou ter azar se não a enviar? O estupor do e-mail é vingativo!!! Vá lá, que parece que o rapaz resolveu continuar a corrente mais tarde e ficou rico (não diz como).

Fala de mais uma história relacionada com a mensagem e depois diz o seguinte: "esta missiva da sorte tem sido enviada por Anthony de Croud, um missionário da África do Sul". E com esta é que me deixaram KO de vez! Então não vinha dos Países Baixos? E era chinês? Continua a haver qualquer coisa a falhar na minha Geografia... Além disso, esta carta foi-me enviada por um amigo meu e eu não conheço nenhum Anthony de Croud! Ide enganar outro!

Por último, depois de explicar as regras para se ter boa sorte (lá está, sempre havia publicidade enganosa, não era só receber o mail e está feito), terminam a mensagem dizendo: "não mude nada do texto que te foi enviado, copie exactamente como te foi dado. Boa sorte" e assina "Galvany". Agora pergunto eu: como é que um princípio Chinês, originário da Holanda, enviado por um Sul-Africano chega às minhas mãos escrito em português do Brasil se ninguém lhe pode ter mudado uma única vírgula desde que foi posto a circular? Será que temos um missionário Sul-Africano de origem chinesa a viver na Holanda e a escrever filosofias em brasileiro e a pô-las a circular algures por aí e a TVI ainda não sabe? E quem é o Galvany? O homem não se chamava Anthony?

E já agora, para acabar, será que ao divulgar este princípio na net, caso seja lido por mais de 20 pessoas, que vou ter direito a um bónus de sorte? Dava jeito, ainda me falta saber uma nota. Afinal, estou a divulgar isto ao mundo! Já ninguém precisa de procurar mais nas suas caixas de correio, a sorte encontra-se ao alcance de todos (mesmo os que não tem amigos) e à distância de um clique aqui.

Comentários

caditonuno disse…
olha que a carrada de mails aumenta o dióxido de carbono, pá! dá cabo da camada de ozono!

passa o rumor. pode ser que pegue!
Anónimo disse…
Oi, gostei do texto ...me mandaram um imail sobre o principio chines eu que nao sou muito de abrir mensagens em anexos deste que seja muito serio ... eu abrir mais nao pude ler e desliguei o pc me mandaram dia 1 e dia 2 de julho eu li e mandei mais algumas coisas me intrigaram ...como os que vc colocou no seu texto argumentativo...de qualquer maneira minha sorte e fé em DEUS eu tenho a muito tempo e antes de eu ler essa carta recebir imail,mensagens,comentarios,e ligaçoes importantes para mim antes de eu ler a carta ...agora se funciona repassando a carta minha sorte so deve aumentar mais sorte e fé so cresce de dentro para fora da propria pessoa !!

Mensagens populares