A Heidi

Hoje deu uma reportagem sobre pastores da Serra da Estrela (não me refiro a essa belo canídeo, extremamente perigoso para italianos, que é o Serra da Estrela, mas aos ditos humanos que por lá andam a guardar rebanhos - "os Cowboys de cabras e ovelhas") e lembrei-me da Heidi.

A Heidi sempre foi uma personagem enigmática para mim. Embora a minha infância já não tenha sido directamente influênciada por ela, tendo sido mais influênciada por desenhos animados educativos como o Dartacão, o DragonBall ou o Samurai X (Rurouni Kenshin, no original) que nos mostravam o que era a vida e nos preparavam para as dificuldades do dia-a-dia e invasões extraterrestres. Da Heidi, só apanhei alguns episódios e filmes esporádicos e as recentes colecções em DVD.
Mas a Heidi está lá! Toda a gente conhece a Heidi. Mesmo que se lembre mal, todos sabem quem é a Heidi. A Heidi era uma menina daquelas que nunca crescia, como os Simpsons, sembre muito bem comportada, nunca fazia asneiras, que tinha uma casa na montanha, mais concretamente nos Alpes suíços, perto das melhores estâncias de ski, que em vez de ir estudar passava os dias a rebolar pela montanha abaixo com o seu amigo Marco, fingindo que practicava essa arte ancestral que é o pastoreio (lá está, daí a assossiação com a reportagem da SIC) enquanto o seu Avô trabalhava como gente grande para a vadia da catraia ter o que comer. Já agora, nunca constou que o seu Avô fosse acusado de rapto da cachopa, embora eu tenha ideia que a mãe estivesse viva. Por falar na mãe da desgraçada, tenho ideia também que Heidi procurava esta misteriosa personagem.
O que me intriga nesta história toda é, então, saber o que aconteceu à moça, que tão alegremente zelava pelo melhor de cada ovelhinha e cada cabrinha. Ela andava mesmo à procura da mãe? E se andava, chega a encontrá-la ou ainda a procura? Sobreviveu à guerra? Ainda é viva, passados estes anos todos? Casou-se com o Marco? Fugiu às finanças por ter um imóvel não declarado numa zona de luxo? Terá tido problemas com a Quercus lá da zona por ter construído em zona de paisagem protegida? Teve problemas com os outros herdeiros quando o Avô morreu? Chegou a tirar um curso? Ou foi pastora a vida toda? Ela alguma vez existiu?
Se alguém tiver resposta para estas perguntas, agradecia que me informassem... DC

Comentários

Mensagens populares