O Defeito de Frenkel

Após uma divertida semana de exames, uma pessoa fica muito mais culta. Novos e fascinantes conhecimentos são intrudizados à bruta e sem qualquer piedade no nosso pobre e frágil cérebro.

Nessa galeria de coisas interessantes poderiam-se incluir inúmeras coisas, desde o funcionamento do corpo humano, dum motor, duma nave espacial, a história da Grécia antiga, o que existe no fundo do Oceano Pacífico, etc. O que de certezinha não faz parte desse grupo, são os defeitos cristalinos. E o que são defeitos cristalinos?, poderá perguntar o mais incauto e desprevenido jovem ávido de conhecimento. Pois bem, os defeitos cristalinos os defeitos cristalinos são imperfeições nos cristais metálicos que afectam as propriedades físicas e mecânicas dos metais. O primeiro pensamento de quem lê isto é "uau!". O segundo, será fechar a página. Para os que não chegaram a esta segunda fase, conitnuemos.

Já deu para perceber que os defeitos cristalinos são um tema tão interessante de se estudar como as diferença entre um iogurte Mimosa e um Agros, com a vantagem de os iogurtes se poderem beber. Portanto, está visto que os defeitos cristalinos são daqueles assuntos com um poder suporífero só comparável a uma embalagem de Valium.

O que me intriga no meio disto tudo, é saber o que levará uma pessoa a dedicar a sua vida a este tema. E é aqui que entra Yakov Ilyich Frenkel.
Yakov Ilyich Frenke foi um físico russo que estudou os defeitos nos cristais. O seu nome está associado ao defeito lacuna-intersticial que surge nos cristais iónicos. O DEFEITO DE FRENKEL.

São estas pequenas coisas que levam às grandes questões da vida: o que leva alguém a estudar os defeitos cristalinos? Qual é o objectivo de vida de uma pessoa destas? Ter o seu nome associado a um defeito? E depois de o conseguirem, o que fazem da vida? Esta gente não tinha uns pais que lhe dessem quatro chapos quando os vissem a estudar um defeito? E na droga, nunca ouviram falar?

Já se sabe quanto pesa a Terra, qual o seu tamanho, a que distância está do Sol, já se descobriu o genoma humano, cura para inúmeras doenças e por aí adiante mas estas questões continuam sem respostas... E enquanto não o conseguirem, o Mundo nunca poderá andar prá frente...
Tenho dito. DC

Comentários

Mensagens populares