"Poucum laborum, muitum roubum"

Podia perfeitamente ser este o lema da Universidade Independente. Ou então algo parecido. Mas em latim, correcto, de preferência.

Acho que depois do escândalo que rebentou esta semana na UNI, perdeu-se mais uma grande opurtunidade se criar um grande projecto como nunca se viu, não só em Portugal, como em todo o Mundo. Falo obviamente da possibilidade de se criar a primeira faculdade com uma especialização em desvios e lavagens de dinheiro, corrupção e tráfico de diamantes. Afinal, tinham o pessoal necessário e pelos vistos boas condições para a actividade. Tão cedo não aparece uma oportunidade tão boa para formar bons ladrões e corruptos, pois aqui os estudantes já tinham exemplos de dentro que lhes mostravam o caminho a seguir no sempre cruel mundo de trabalho.
Actualmente, é inadmissível o estado dos nossos corruptos. Vejam o exemplo da UNI: tinham os corruptos, estavam a fazer um trabalho sólido de tráfico de diamantes mas deixaram-se apanhar. E se em vez de se deixarem apanhar, se transmitissem os seus conhecimentos aos alunos da UNI, poderiam lançar as bases para uma geração de corruptos como Portugal nunca se pode orgulhar.
Se dúvidas houvessem, basta ver o que aconteceu com o maior mafioso legal que Portugal já conheceu, pois enquanto que os grandes cérebros portugueses fogem para o estrangeiro, este Don Corleone português fez o estrangeiro em Portugal: foi para uma ilha e deu-lhe a indepência e uma língua própria. E conseguiu continuar a ser pago pelo continente. Experts como o Alberto João não há muitos (o Isaltino e a Fátima bem tentam, mas já andam com a PJ atrás), e temos tanto a aprender com eles... Só que não aprendemos e eles acabam sempre por fugir de cá. DC

Comentários

Mensagens populares