Couceiro, amigo, estamos contigo!

Ultimamente parece que virou moda criticar o sr. treinador José Couceiro. Eu vou contra este bota-abaixo e sou o primeiro a pôr-me ao lado do Mister (assim fica mais a jeito para lhe dar uma cachaçada... mas não quer dizer que lha vá dar. Longe de mim. Vocês tem cada ideia...). Tenham um bocado de contenção quando falarem do Zézinho. Quando era pequenino ensinaram-me que não se tratava mal os meninos "que tem algumas limitações". Afinal eram meninos como eu. E o Zézinho tem claramente algumas limitações, pelo menos, enquanto treinador (tenho as minhas suspeitas quando a outras limitações mais do foro mental mas isso são outros quinhentos...). Ninguém é perfeito. Ao menos ele tem saúdinha. Uns não sabem cozinhar. Outros não sabem coser um par de peúgas. Aposto até que muitos dos cerca de três leitores deste texto são capazes de não saber trabalhar com um reactor de fissão nuclear. O Zé não sabe treinar futebol. Acontece. Em compensação, consta que é tricampeão de Bisca do 7 de Alfama (o primeiro desde o mítico Tone Biscas nos idos de 1933). Ah pois, é só virtudes o nosso Zé (embora esta informação careça de confirmação oficial)!

Por outro lado, se pensarmos bem, estão a ser um bocadinho precipitados em denegrir tanto a imagem do Mister. Antes de falarem, lembrem-se do currículo do homem! Ele começou de baixo, começou no Alverca. Teve que trabalhar muito para chegar onde chegou. Ok, desceu o Alverca nesse mesmo ano. Acontece aos melhores. Mas logo a seguir, quando saiu do Setúbal eles estavam bem classificados. E saiu para ir treinar o Porto! Que, por acaso, era primeiro e estava nos oitavos de final da Champions, muita responsabilidade. Infelizmente, perdeu o campeonato para o Benfica com uma equipa que tinha sido campeã europeia no ano anterior e foi campeã nacional nas épocas seguintes e foi logo eliminado com 3 secos do Inter na Champions mas também quem garante que não tinha acontecido o mesmo com outro? Reparem no trabalho que fez logo a seguir no Belenenses: ...quer dizer... se calhar desceu o Belenses com uma equipa que no seguinte foi à Europa... Quem nunca desceu uma equipazita? Coisas da vida! Ao menos, gente de visão na Federação conseguiu vislumbrar o bom trabalho dele (gente com muito boa visão, de certeza, senão não tinha visto o lado positivo no meio disto tudo de certezinha) e recrutou-o para Selecionador das camadas jovens.
E eis-nos chegados ao Europeu de Sub-21. A oportunidade de ouro de Couceiro mostrar todo o seu valor! Arrancou logo um empate à Bélgica! Ah pois! Não é para todos! Depois com a Holanda... se calhar perdeu. Precalços. Mas depois espetou quatro a esse potência do futebol mundial: Israel! Quantos se podem orgulhar de dar quatro a Israel? Riam-se agora! Ouço alguém dizer que apesar disso fomos eliminados? Promenores. Falhamos o apuramento para os Jogos Olímpicos? Gente implicativa, pá... Vamos mas é falar dos sub-20. Logo a abrir, 2-0 à Nova Zelândia. Pumba! À Nova Zelândia. Eles até já começam a distinguir as regras do futebol das do Rugby. Não é para todos... Seguiu-se o México... Que não interessa de momento... E a Gâmbia! Outro colosso. Como ficou? Somos capazes de ter perdido... a jogar contra 10... Mas fomos repescados e isso é que conta! Estavamos de novo na luta. Seguiu-se o Chile e depois do Chile... o avião de regresso a casa... Se calhar aqui as coisas também não correram como era previsto... Nem lá perto...
Pensando bem, se calhar já não punha as mãos no fogo pelo Couceiro... E por falar em fogo... Se vos faz feliz, queimem lá o homem. Quem sou eu para negar a felicidade seja de quem for? Já não quero saber. É isso ou proponham-lhe um exílio em Vanuatu. E para não dizerem que somos maus, ponham lá o homem a treinar a seleção desses rapazes. Ou não. Não queremos cá chatices com os rapazes de Vanuatu. Eles tem ar de ser maus.

NOTA: queria só deixar aqui uma menção honrosa para o grande Zéquinha. Um herói que ousou ir mais além... e gamar o cartão ao árbitro! O meu sentido obrigado. Zéquinha, se me estás a ler, houvesse mais como tu e o futebol não seria mais o mesmo! Acabavam-se as expulsões injustas. Deixo-vos aqui o momento de glória.

Comentários

Mensagens populares