Queima das Fitas

"A mulher gorda, para mim não me convém/eu não quero andar na rua/com as banhas de alguém..."

Exactamente, estamos em plena Queima das Fitas! Porto e Coimbra são neste momento os dois locais da Terra com mais litros de álcool por metro quadrado. Como este blog anda sempre em cima do acontecimento, a gerência passou as madrugadas de domingo e segunda em trabalho de campo, no Porto.

A primeira coisa que me ocorre após entrar no queimódromo é: "esta é uma má altura para se precisar de um transplante de fígado". É curioso que apesar da multidão que por lá anda, duvido que haja uma única pessoa com o fígado em condições. O conteúdo dos barris de Super Bock que enchem os TIR que lá tem estacionados tem que ir para algum lado...

Outro aspecto interessante da Queima, é o espírito Colômbia que anda no ar. De 5 em 5 minutos lá vem uma baforada daquele aroma suave a ervas aromáticas que anima o pessoal. Isto nota-se paticularmente durante os concertos. E nalguns é bem preciso um ânimo extra, assim à sorte, no do Pedro Abrunhosa, por exemplo. Por falar no PA, eu acho que ele deve ter dado trabalho ao pessoal da barraquinha do INEM depois do concerto dele. Afinal, o homem esteve hora e meia no palco a gemer, devia ter alguma coisa. Se calhar voltamos à questão dos fígados e da Super Bock. Por falar em Super Bock, é giro ver essa musa da Queima a dizer "Bebam com moderação" e depois encherem moderada e calmamente os barris de cerveja e distribuirem-nos quase à descrição pelas barraquinhas, onde se pode comprar esse precioso néctar amarelo ao preço da chuva. Por mim, tudo bem. A gerência agradece. Eles lá sabem o que querem dizer com "beba moderadamente". Se calhar é para o pessoal ter calma enquanto bebe e nada de penáltis para não se engasgar. Deve ser isso.

Quanto a espectáculos, para além dos concertos, animação nas barraquinhas e tal, temos sempre o meu favorito: os bêbedos. Sem eles, a Queima não tinha metade da piada. Nada melhor do que passar uns minutos perto da tenda do INEM para se assistir a uma variedade de comportamentos em seres humanos que julgávamos não ser possível. A coisa ainda se torna mais interessantes se pensarmos que dentro de alguns anos ou até meses poderemos ter a nossa vida nas mãos de um daqueles futoros médicos ou enfermeiros, que as nossas casas e estradas serão projectadas por aqueles engenheiros, os putos terão aulas daqueles professores, etc. Ás vezes se calhar é melhor ficarmos pelo presente.

Por último, e para que não apareça já a filial das mães de Bragança anti-Queima, aproveita para lembrar que a Queima também tem um lado educativo: o estacionamento. Quem costuma ter dificuldade em estacionar pode sempre estudar novas maneiras de deixar o veículo. Não há estacionamento possível ou imaginário que não tenha já sido realizado nos arredores da Queima. Sério, se as autoridades fizessem um estudo sério e competente sobre o estacionamento na Queima e adoptassem ideias de lá, iam ver como nunca mais faltava espaço para estacionar nas nossas cidade.

Bem, mas o melhor é mesmo irem lá e viverem por vós próprios o acontecimento do ano. Já agora, sugiro que dêm uma olhadela neste autêntico roteiro. Boa Queima!

"... ai, ai, ai, ai/eu gosto dessa mulher,/ quero tê-la ao pé de mim,/ beijá-la quando quiser!..."

Comentários

Su disse…
Gostei do post:)
Gosto sempre é verdade...

Beijooo***

Mensagens populares